domingo, 7 de abril de 2013

Fotografia


Já faz algum tempo, que perdi
Aquela ânsia de tirar fotografias...
Não sou nenhum padrão de beleza.
Acho até que só fui bonita,
Quando era bebê, porque quase
Todos somos fofinhos quando pequenos.
E depois que passei a usar óculos,
Aos dez anos de idade, carregava
A sensação de ser a mais feia das garotas.
Fui crescendo e minha única alternativa
Foi a de aceitar que os óculos, faziam parte
De mim, assim como minhas roupas...
Depois de ter feito as pazes com eles
Comecei a tirar fotografias, algumas eu amava,
A outras eu odiava, numa relação explícita
De amor e ódio. Com o passa dos anos,
Com a chegada da maturidade olhava
Para minha imagem nas fotos e sabia que elas
Não passavam o que realmente havia em mim.
Não era a beleza, do meu perfil direito
Ou do meu perfil esquerdo... o nariz afilado
(confesso que do meu nariz eu gosto),
Os lábios carnudos... Não, não era nada disso!
Com os anos, adquiri valores, adquiri qualidades
Aprendi ser positiva e valorizar sentimentos.
Aprendi que a fotografia jamais mostraria
O meu lado belo, porque uma fotografia
Nunca conseguirá mostrar minha alma.

Nádia Santos
São Luis - MA
07/04/13

16 comentários:

  1. Os gostos são relativos, certamente que para alguém você é a mais lindas das mais lindas mulheres.
    Com mais beleza física ou menos beleza, dia após dia aumentamos a nossa idade que nos dá a vantagem de sermos mais sábios em cada dia que passa.
    cada fotografia que captamos e publicamos, indica a quem a vê a nossa personalidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite minha linda.. passando pra deixar um super beijo... e dizer que sou feliz por demais em saber que tenho você sempre pertinho assim..
    Uma ótima noite e uma semana repleta de boas notícias viu:

    ResponderExcluir
  3. OI NÁDIA!
    UMA EXPOSIÇÃO MUITO CORAJOSA DE TUA PARTE.
    FIZESTE NESTE TEXTO UM "AUTO RETRATO",OU UMA "AUTO FOTO", DE TEU INTERIOR, ÉS DESPOJADA DE FALSOS ORGULHOS, TANTO QUE TE COLOCAS COMO ALGUÉM QUE NÃO É BONITA,MAS, TE DIGO AMIGA, ÉS "MUITO BONITA", EMBORA EU ACHE E TU TAMBÉM, POIS O DIZES EM TEU TEXTO, QUE ESTA BELEZA EXTERIOR DE NADA VALE CASO NÃO ESTEJA ASSOCIADA A UMA BELA ALMA E NO TEU CASO TENHO CERTEZA, QUE AMBAS ESTÃO AÍ JUNTINHAS, ÉS BONITA POR DENTRO E POR FORA E O SEI, EMBORA NÃO TE CONHEÇA PESSOALMENTE, POIS SÓ QUEM TEM UMA ALMA LINDA PODE ESCREVER COISAS TÃO BELAS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse padrão de beleza que aprendemos com nossos pais e que ensinamos aos nossos filhos... De geração em geração. Mesmo sabendo que o que Vale é a beleza interna continuamos errando e magoando.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de texto minha querida, vc com certeza é toda maravilhosa, te gosto amiga, bjão.

    => Mulher, amor e poesia

    ResponderExcluir
  6. Amiga a beleza começa com belas recordações .são como sonhos nunca esquecidos..

    Beijo querida amiga

    ResponderExcluir
  7. um belíssimo trabalho que gostei de ler, e que também partilho.
    mas, a beleza é sempre muito relativa, podemos ser muito feios para alguém e muito belos para outros.
    por isso, somos o que somos e isso basta.
    gostei muito deste trabalho.
    uma boa semana.
    um beijo
    :)

    :)

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA MINHA QUERIDA !
    LENDO SEU TEXTO,QUASE POEMA,QUASE POESIA,QUERIA EXPRESSAR MEU DESEJO.DIZENDO QUE ERA ISSO QUE QUERIA ESCREVER TODOS OS DIAS E JOGAR AOS QUATRO CANTOS,PARA QUE TODOS ENTENDESSEM O PORQUE DE TANTAS FOTOS QUE TENHO.
    APROVEITO TEU ESPAÇO E TEU POST PARA UM DESABAFO PESSOAL,ESPERANDO QUE ME ATURES NESSA,RSRSRS...
    FUI UMA CRIANÇA SEM DIREITOS A UMA FOTOGRAFIA,FUI UMA ADOLESCENTE SEM CONDIÇÕES DE TER ESSA RECORDAÇÃO,FUI DE VARIAS IDADES E SEM ESSA DE FOTOGRAFIA,SEM BELEZA EXTERIOR,MAS GUARDAVA SEMPRE O DESEJO DE TER VARIAS FOTOS PARA ME ANALISAR .HOJE ATINGINDO MINHA MAIORIDADE(TERCEIRA IDADE)LIBEREI MEU DESEJO INCONTIDO DE UMA VIDA INTEIRA,NÃO TENDO NENHUMA BELEZA EXTERIOR,CONSIGO PASSAR PARA TODOS MINHA BELEZA INTERIOR QUE NUNCA FOI DETERIORADA.ISSO ME FAZ CAMINHAR MAIS LEVE,SEM O PESO CARREGADO DE UMA VIDA INTEIRA.
    AMEI SEU RELATO,POIS SÓ ASSIM PUDE DEIXAR O MEU EM ALGUM LUGAR.
    PARABÉNS POR SER TÃO BELA INTERIOR E EXTERIOR MAIS AINDA .
    BJS E BOA SEMANA !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga e poetisa Nádia !!!!

    Muito me honrou a sua visita ao meu Blog.
    Obrigado pelo carinho para comigo e meus
    Trabalhos. Falando um pouco de seu texto,
    o tempo passa, a vida nos molda e há o crescimento
    da alma. O tempo nos mostra uma visão diferente,
    isso podemos chamar, popularmente, da maturidade.
    Sabia que me sinto muito confortável nesse seu
    cantinho? Adoro visitá-la e ler seus textos.
    Um lindo dia e maravilhosa Semana para você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 08/04/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderExcluir
  10. Oi Nádia
    Tanto faz ser feia ou bonita, pois a beleza que faz sucesso é aquela que carregamos dentro da nossa alma.
    Eu uma das jovens mais lindas da cidade, agora aos 65 anos vou chorar o "leite derramado"? Não. Devemos curtir cada etapa de nossas vidas com alegria do jeito que somos, muitas vezes, por trás de tanta beleza, a pessoa carrega um coração perverso. Onde está a beleza dela? Esvaiu-se pelo ar.
    Para mim você é linda por fora e por dentro
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  11. Nádia,

    Me identifiquei muito com teu texto! Pena mesmo que as fotos não mostrem a alma. Você é linda exatamente como és. Se elas mostrassem o que nos vai por dentro, com certeza as suas seriam mais bonitas ainda. Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  12. Nádia, concordo plenamente com o teor de seu texto e acrescento, tenho pena daquelas pessoas que não conseguem ver a alma do outro, embaraçado que fica ao procurar externamente sinais para decodifica-la, continuo a ter pena das pessoas que só conseguem perceber a beleza física calcada em estereótipos, sem ao menos considerar a sabedoria, a bondade e outros atributos que só são palpáveis para os mais experientes.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  13. Creio que fotos pessoais servem para gravar momentos vividos, passeios, família... nunca para fundamentar uma análise do que nos vai no íntimo. Até o sorriso pode ser ensaiado, independente de a alma chorar. Não refletem o "eu". E todos amamos as pessoas, verdadeiramente, sem nos fixarmos em sua imagem. Cada um de nós tem características únicas a despertar afeto. E elas não residem na aparência. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Nádia,

    E como és bela, nem imagina o quanto...

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Nádia! Imagine, não diga isso! A foto deste post está belíssima. Eu também não gosto de aparecer em fotos. Nunca vi uma foto minha que tenha ficado boa, talvez porque o problema seja o modelo e não o fotógrafo... Hehehe! Por isso, entendo perfeitamente este seu sentimento. Por outro lado, vejo que seus textos transparecem uma beleza que não pode ser fotografada. Acho que isso é o mais importante.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Querida Nadia,
    nenhuma foto mostra o que somos, mas algumas refletem-nos...
    Gostei da sinceridade!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Tua visita e teu comentário são para mim motivos de alegria e são muito gratificantes, mas por favor, procure comentar apenas o conteúdo da leitura. Espero que encontre aqui algo que te conforte e te deixe com a alma mais leve ou... ardente. Volte sempre! Com carinho... Nádia Santos